Blog



Andropausa
8  |  15 / dez

Muito se ouve falar sobre a menopausa, fase na vida da mulher onde os hormônios já não são mais produzidos pelo ovário. E, felizmente, o conhecimento da população em geral acerca do Déficit Androgênico do Envelhecimento Masculino, mais conhecido como Andropausa, parece estar aumentando também.

A queda da testosterona acontece de maneira natural e progressiva em homens a partir dos 35- 40 anos de idade e pode se intensificar com o passar do tempo. Sinais que podem ajudar a identificar a andropausa são cansaço em excesso, alteração de humor repentina, disfunção er3til, diminuição da força muscular, muito sono e acúmulo de gordura abdominal.

Sinais como estes podem servir de aviso, mas sozinhos não caracterizam um diagnóstico. Apenas com exames clínicos laboratoriais é que será possível saber se é caso de Andropausa ou não.

Hábitos de vida mais saudáveis podem contribuir para um envelhecimento com mais qualidade de vida, afinal, este é um processo natural, e não precisa ser doloroso ou desgastante. Para que o envelhecer seja mais tranquilo, opte por uma alimentação saudável, além de exercícios físicos diários. No entanto, é importante ressaltar que todos os homens estão suscetíveis à Andropausa. A melhora nos hábitos pode contribuir para a prevenção de doenças relacionadas a diminuição da testosterona.

Caso o diagnóstico seja confirmado, a terapia de reposição estará indicada. Não é preciso ter medo, pois tudo é feito com muita segurança. Além disso, escolha procurar um médico especialista, que estará habilitado a realizar seu tratamento e a cuidar de sua saúde e bem-estar.

LEIA TAMBÉM
Disfunção erétil e doença cardíaca oculta

Já faz algum tempo que foi descrita uma associação entre disfunção erétil e doença cardiovascular. As artérias que levam o sangue para o pênis têm um calibre inferior aos das…

Homens ficam inférteis?

Sabia que os homens também sofrem de infertilidade? A Varicocele é o nome de uma das principais causas desse problema. Ela se desenvolve com a chegada da puberdade e não…

Disfunção sexual masculina, o que a população sabe sobre o problema?

As disfunções sexuais masculinas apesar de extremamente frequentes, ainda são um tópico bastante negligenciado. Com o intuito de avaliar o conhecimento das pessoas em geral sobre o tema foi feita…

Pressão Alta – pode causar impotência sexual

Para entender a associação entre hipertensão e disfunção erétil, é preciso entender que o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis é o responsável pela ereção. As artérias que…