Blog



É necessário tratar a Andropausa
20  |  07 / abr

A andropausa é um termo instituído como analogia à menopausa, fase que acontece na vida de todas as mulheres, como uma consequência da falência dos ovários, que param de produzir estrogênio e progesterona. Trata-se de um marco que indica o fim do ciclo reprodutivo feminino, podendo vir acompanhado de alguns sintomas, como as ondas de calor, insônia, redução da libido, irritabilidade, entre outros.⠀ ⠀

Nos homens, a andropausa é um processo mais lento, e ocorre conforme o envelhecimento, que ocasiona a redução da produção de testosterona. A testosterona possui várias ações no organismo, não somente na esfera sexual. Manutenção da massa óssea e muscular, cognição, aparelho cardiovascular, sistema nervoso central, são alguns exemplos.

Mesmo que existam mudanças psicológicas e físicas devido à essa queda, nem todos os homens expressam os sintomas característicos da andropausa, que aparecem naqueles com redução hormonal mais excessiva. O principal tratamento para a andropausa é a reposição hormonal, que deve ser indicada para aqueles com sintomas expressivos de queda hormonal, que interferem na qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM
Diabetes – Pode causar impotência sexual

Quando pensamos em diabetes, a primeira coisa que vem à mente é o aumento da quantidade de açúcar no sangue. E é justamente por causa desse aumento de açúcar no…

O pênis, diminui com o tempo?

O pênis contém no seu interior um tecido especializado responsável pela ereção que é composto por músculo e vasos sanguíneos. Esse tecido erétil é coberto por uma túnica de revestimento…

Terapia com ondas de choque em andrologia

Tratamentos com ondas acústicas de baixa intensidade tem ganhado popularidade no ramo da medicina sexual. Há cada vez mais estudos demonstrando que há uma melhora da função erétil em casos…

Homens ficam inférteis?

Sabia que os homens também sofrem de infertilidade? A Varicocele é o nome de uma das principais causas desse problema. Ela se desenvolve com a chegada da puberdade e não…