Blog



Novembro Azul: Prevenção e cuidado com a saúde do homem
2  |  10 / nov

Entramos no mês de novembro, e como muitos sabem, este mês é dedicado à campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção ao câncer de próstata e de seu diagnóstico precoce que contribui para um melhor tratamento. Contudo, nesse mês damos destaque à Saúde do Homem como um todo, em vários aspectos. Acredito que alguns pacientes pensem: de novo essa história de Novembro Azul, todo ano preciso fazer essa campanha?

Sim, pois só no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. E o que mais causa óbitos também. Em decorrência disso, a campanha se torna cada vez mais importante, no entanto, eu compreendo que as tantas informações e notícias sobre ao assunto possam confundir. Por isso, separei algumas dicas relevantes sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vocês.

Primeiramente, se o paciente tem 50 anos ou mais, o exame de toque retal é recomendado. Isso porque a idade também pode ser um fator de risco para os homens. Com os exames anuais, além do check-up, podemos diagnosticar a doença e tratá-la em seu estágio inicial.

O câncer de próstata não é a única doença que acomete a próstata. Por isso, a minha segunda dica é: mantenha os exames e consultas em dia. Isso é fundamental, pois mesmo que não tenha histórico de câncer na família, isso não significa que os outros exames ou o check-up devem ser negligenciados. A saúde do homem também precisa de cuidados.

E por último, saiba que o tabagismo é um grande vilão. Além de todos os malefícios que sabemos sobre o cigarro, o ato de fumar constantemente pode influenciar diretamente no surgimento de doenças como o câncer de bexiga, também muito comum em homens. O outro grande impacto ocorre na função erétil. A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo na urina.

Encare a campanha de novembro azul sem preconceitos, cuide bem de sua saúde. Lembre-se que o câncer de próstata é uma doença muito silenciosa, que se manifesta apenas quando já está avançada. Procure ajuda médica e viva melhor.

LEIA TAMBÉM
Qual a relação da Doença cardiovascular com a Disfunção erétil?

Sei que o assunto é tabu para a maioria dos homens, mas este é um problema frequente e deve ser explanado, e principalmente explicado sobre. Vamos entender essa relação? Estudos…

É necessário tratar a Andropausa

A andropausa é um termo instituído como analogia à menopausa, fase que acontece na vida de todas as mulheres, como uma consequência da falência dos ovários, que param de produzir…

Telemedicina Liberada
Telemedicina Liberada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que autoriza o uso da chamada telemedicina enquanto durar a crise provocada pela Covid-19, mas vetou a validade das receitas médicas virtuais emitidas…

Homens ficam inférteis?

Sabia que os homens também sofrem de infertilidade? A Varicocele é o nome de uma das principais causas desse problema. Ela se desenvolve com a chegada da puberdade e não…