Blog



O Rock e a relação com a saúde do homem
30  |  15 / dez

O rock é uma das minhas paixões, sou um fã dos grandes astros da música deste estilo, e sou um grande admirador da história e carreira de algumas bandas. Sei que muitos pensam nos cantores de rock como homens durões e talvez inabaláveis. Mas a verdade é que por trás de toda a maquiagem e sons de guitarra e bateria, estão pessoas, muitas vezes vulneráveis como todos nós.

Mas doutor, qual a relação? Tudo!
Hoje decidi juntar duas coisas que fazem parte fundamental em minha vida: o gosto pela música, e a minha especialidade, para falar sobre o cuidado e prevenção ao câncer de próstata de uma maneira diferente.

Ian “Lemmy” Kilmister, vocalista da banda britânica de heavy metal Motorhead, famoso por suas costeletas, o astro guitarrista do rock morreu devido a um câncer de próstata. Sua luta foi intensa contra a doença. No entanto, nem a banda e nem os familiares divulgaram a causa exata da morte de Lemmy.

Frank Zappa lutou durante anos contra um câncer de próstata, morreu no final de 1993, antes de ver seu último disco concluído. Apenas em 2015 o álbum foi terminado e lançado. Ainda assim, desde aquela época a causa não foi discutida e nem levada tão a sério.

E por fim, Rod Stewart, que escondeu o diagnóstico e o tratamento de câncer de próstata da mídia e dos amigos mais próximos também. Durante um evento beneficente, quando tinha certeza que o câncer estava em remissão, o astro revelou sua luta.

Todas essas três histórias tem fatores muito em comum. Todos esconderam de alguma forma a doença, ou não quiseram falar sobre ela, e isso tem uma relação muito forte com o preconceito. A vulnerabilidade não cabe, mas isso pode trazer graves consequências. Falar sobre e cada vez mais com clareza, faz toda a diferença!

Agende uma consulta online e saiba como cuidar melhor da sua saúde.

LEIA TAMBÉM
Homens ficam inférteis?

Sabia que os homens também sofrem de infertilidade? A Varicocele é o nome de uma das principais causas desse problema. Ela se desenvolve com a chegada da puberdade e não…

É necessário tratar a Andropausa

A andropausa é um termo instituído como analogia à menopausa, fase que acontece na vida de todas as mulheres, como uma consequência da falência dos ovários, que param de produzir…

Escolha Sua Saúde Todos os Dias

Eu sou um apaixonado por praticar atividades físicas, principalmente ir à academia. Por já ser um hábito em minha rotina, gosto da sensação de dever cumprido que sinto sempre que…

Disfunção erétil e doença cardíaca oculta

Já faz algum tempo que foi descrita uma associação entre disfunção erétil e doença cardiovascular. As artérias que levam o sangue para o pênis têm um calibre inferior aos das…